O regresso de Tobin

by RNPD

null

A dimensão da crise retirou a taxa Tobin da sombra. De facto, Adair Turner (presidente da FSA, autoridade reguladora dos serviços financeiros do Reino Unido) parece considerar a ideia de ir mais longe do que um mero imposto sobre os negócios cambiais. “Se queremos parar as remunerações excessivas num sector financeiro inchado temos de reduzir o tamanho desse sector ou aplicar impostos especiais ao seu lucro antes de remuneração”, escreve.

A primeira linha de ataque para as autoridades será o aumento das exigências de capital das instituições financeiras, para impedir que especulem tão selvaticamente durante os “booms”.

Mas Turner acrescenta: “Se exigências de capital mais elevadas são insuficientes estou aberto a considerar impostos sobre as transacções financeiras – taxas Tobin. Esses impostos são desde há muito o sonho dos economistas do desenvolvimento e daqueles que se preocupam com as mudanças climáticas – uma boa fonte de rendimento para financiar bens públicos globais”

Embora sem tentar minimizar as dificuldades envolvidas na tentativa de conseguir apoio universal para uma taxa Tobin, Turner é um dos primeiros decisores políticos a sugerir que o esforço pode valer a pena.

“ O problema é que conseguir o acordo global será muito difícil. Mas ao menos as propostas para taxas especiais sobre os sectores financeiros, com exigências de capital mais elevadas, oferecem uma resposta aos lucros excessivos e por isso podem fazer alguma coisa quanto a isso. Pelo contrário, insistir que “alguém faça algo” quanto aos bónus é uma diversão populista.”

Tobin acreditava que algumas das objecções práticas à sua taxa eram exageradas. Ele argumentava que o risco das deslocalizações de negócio podia ser evitado impondo uma taxa penalizadora às transferências para paraísos fiscais ou cobrando a taxa Tobin onde a transacção ocorresse.

Turner afirma que a mera dimensão da crise significa que nada deve ser desconsiderado. “O que aconteceu resultou em enorme dano económico por todo o mundo e por isso temos mesmo de trabalhar para impedir que volte a acontecer em 5 ou 10 anos”, afirmou na entrevista de hoje. “E isso implica uma grande reconstrução do sistema financeiro global”.

The time is ripe for a Tobin tax