Comunismo e capitalismo: uma mesma visão

by RNPD

low-wage-factory-workers

«Os ideólogos socialistas e os dirigentes capitalistas das multinacionais têm qualquer coisa em comum: têm do ser humano uma concepção reducionista, empobrecedora e alienante. Para eles o homem é, antes de tudo, um trabalhador, um assalariado, alguém que não existe senão para e através de um emprego; é um instrumento.

Bem entendido, se lhes dizemos isso na cara, responderão que é falso e que não esquecem a “humanidade” de cada trabalhador. Ao dizerem-no, serão talvez sinceros, mas a sinceridade sem lucidez é apenas ruína da alma. Porque o mundo não é feito de intenções, mas de actos. Ora em todos os seus actos, os seus cálculos e as suas decisões, os “chefes de fila” socialistas ou capitalistas (salvo raras excepções nos que podem ter algumas preocupações de ordem filosófica), não vêem cada individuo senão como “força de trabalho” anónima, sem família, sem cultura, sem raízes e, evidentemente, sem pátria.

Sucintamente, eles comportam-se com os homens como os Químicos da industria farmacêutica se comportam com as plantas medicinais quando procuram o seu “princípio activo”, tomando tudo o resto por negligenciável. Ora esse “resto”, representa toda a própria complexidade da vida, quer se trata de plantas ou homens.(…)»

Lance Pierre